Quiosque
HomepageQuiosque

Um ano de grandes transformações

Foi um ano de várias aventuras. Um ano em que a entrega de valor consistiu em transformar a forma como se desenvolve o negócio digital. Um ano em que essa transformação desencadeou numa série de pequenas transformações que, juntas, nos levaram a novos paradigmas.

A verdadeira mudança é comportamental. A transformação digital é a transformação de comportamentos. A transformação de crenças. Das crenças em sistemas antigos, datados, menos eficazes, tentámos (e conseguimos) levar-nos para crenças em novos sistemas, de maior eficácia, de melhor comunicação, de maior rapidez e, acima de tudo, de maior segurança.

As várias questões levantadas ao longo deste 2018 ao nível da proteção de dados foram amenizadas pela implementação do RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados), a insegurança que se vive, neste momento, na web, é diaramente colmatada com tecnologias de alta fidelidade que nos protegem em casa e nos nossos postos de trabalho. O nosso posto de trabalho entrou, também, em tendência de mudança, pela crescente mobilidade, que, naturalmente, necessita ser analisada pelo prisma de novos contextos de segurança e valor acrescentado de comunicação e produtividade.

Vimos robots com motricidade humana, cérebros artificiais com capacidade emocional, análises profundas de dados e a sua interpretação para novos desenvolvimentos, que tanto devemos ao Machine Learning e ao Deep Learning, projetos espaciais a entregarem resultados claros de que estamos a poucos anos de vermos o universo de outro ângulo.

Tudo isto e o que está para vir que acreditamos, na jp.di, ser um desafio extremamente interessante e no qual nos orgulhamos de estar.

2019 trará boas novas. Nós estaremos cá. E queremos que esteja connosco!