Quiosque
Log InQuiosque

O robô que vê, sente, pensa e trabalha

A Epson acaba de lançar na Europa um novo robô autónomo, com braço duplo, que, segundo a multinacional japonesa, “vê, sente, pensa e trabalha”.
Apresentado durante a Automatica 2018, em Munique, o WorkSense W-01 é capaz de realizar diversas tarefas de forma quase simultânea graças a uma tecnologia cuja geometria foi baseada na fisiologia humana. Vem equipado com várias câmaras e sensores de força e foi criado para trabalhar de forma autónoma e com elevada produtividade em várias aplicações.
Para Volker Spanier, Head of Robotic Solutions da Epson para a Região EMEAR (Europa, Médio Oriente, África e Rússia), o novo robô representa "um passo significativo rumo a um futuro de inteligência robótica melhorada".


iPhone do futuro pode ser curvo e controlado sem toque?

Tudo indica que o futuro do iPhone pode ser bem diferente daquilo que conhecemos hoje. De acordo com um relatório da Bloomberg, a Apple está a trabalhar numa tecnologia que permite que o utilizador possa realizar ações com o smartphone sem que toque nele.


Realidade virtual para curar enjoos nas viagens de automóvel

A Apple acredita que conseguirá curar os enjoos em viagens de automóvel através de realidade virtual. A empresa registou a patente de um sistema de VR para ser usado nos carros autónomos. O sistema terá a possibilidade de analisar os passageiros e detetar os primeiros sintomas de enjoo, pelo que poderá mudar o sistema para mitigar esses problemas.


Netflix lança Stories com vídeos das suas séries

A Netflix está a lançar uma nova funcionalidade nas suas aplicações móveis. Agora, os utilizadores do serviço de streaming têm acesso a Stories, com pequenos vídeos de 30 segundos de séries e filmes incluídos no serviço, com a opção de ver a série no momento ou adicionar à sua lista.

A tecnologia que analisa o que se come, bebe e fuma

É um avanço na tecnologia da saúde. Uma equipa de investigadores da Universidade de Tufts, em Massachusetts, desenvolveu um aparelho que poderá transmitir informações sobre o que uma pessoa come, bebe e fuma. É um avanço que pode alertar os médicos se algo se passar com os seus pacientes e tem potencial para salvar inúmeras vidas.


Robô monta móveis IKEA

Um robô da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, conseguiu montar uma cadeira da IKEA em apenas 20 minutos, mesmo sem instruções. O robô, com dois braços industriais e munido com sensores de força e uma câmara 3D, funciona autonomamente, tendo montado de forma rápida e imaculada uma cadeira modelo Stefan. É um grande passo na robótica.


Google e Yelp querem implementar aplicações de apoio à comunidade deficiente

A Google e a Yelp estão a trabalhar em informações de acessibilidade em aplicações para as pessoas poderem deslocar-se se usarem uma cadeira de rodas ou tiverem outras incapacidades. Estas aplicações permitirão que estas pessoas saibam se, por exemplo, um determinado lugar tem acesso para cadeiras de rodas ou uma casa de banho para deficientes.


PDF no Office 365

A Adobe está a integrar ferramentas de documentos PDF no Office 365 da Microsoft. Depois do Adobe Sign, no ano passado, Microsoft e Adobe alargaram agora a sua parceria, permitindo aos utilizadores do Office 365, entre outras funcionalidades, converter ficheiros do Word, do Excel ou do PowerPoint em PDF.

PUB